Pupa Consultoria

Aspectos ESG podem influenciar na escolha do consumidor por determinada marca

O consumidor passa por diferentes etapas até chegar ao momento de decidir sobre a empresa ou marca que será escolhida e finalizar a compra. E é aí que o consumo sustentável vem ganhando espaço nessa jornada de decisão.

A sustentabilidade e a preocupação com questões ambientais e sociais estão em constante crescimento quando são analisadas as influências que fazem com que o consumidor escolha determinada marca para comprar um produto ou contratar um serviço. O impacto das ações de ESG pode ser sentido, por isso, no bolso das empresas. 

O comportamento do consumidor moderno

O comportamento do consumidor é um conceito que determina as diferentes técnicas e formas de estudar o processo de decisão de compra. O consumo é uma atividade econômica que caracteriza a relação do ser humano com bens, que ocorre pela compra ou utilização de produtos ou serviços.

Em linhas gerais, o processo de consumo se inicia com uma necessidade ou desejo. A partir daí, o consumidor passa por diferentes etapas até chegar ao momento de decidir sobre a empresa ou marca que será escolhida e finalizar a compra. E é aí que o consumo sustentável vem ganhando espaço nessa jornada de decisão, sendo uma das maiores tendências atuais em todo o mundo.

Não é mais apenas o produto ou serviço que importa. Hoje o cliente tende a querer saber mais: a origem, as condições de produção e de que maneira as marcas estão se responsabilizando pelos impactos gerados pelos seus negócios, envolvendo desde o processo de extração, produção, logística, consumo e pós-consumo – é a economia circular ganhando espaço. 

Muitas pessoas já estão repensando suas reais necessidades e seus hábitos cotidianos de consumo, seja por motivos financeiros, seja por entenderem que suas ações geram impactos positivos ou negativos para elas mesmas, para a sociedade e para o meio ambiente. 

Seu negócio tende a se destacar com práticas ESG

Ser mais sustentável significa otimizar o uso de recursos, reduzir desperdício e até aumentar o ciclo de vida de um produto, por meio de reuso e reciclagem, por exemplo.

Nesse sentido, quando um negócio integra as lentes da sustentabilidade de verdade, além de potencializar impactos ambientais e sociais positivos, fica mais fácil conquistar clientes e ainda torná-los mais satisfeitos após a compra. Mesmo com valores acima da média, os consumidores estão dispostos a pagar 40% a mais por produtos e serviços sustentáveis, segundo estudo da IBM em 2021. Os dados ainda mostram que 62% dos consumidores modificariam hábitos de consumo para reduzir o impacto ambiental. 

Os consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos e serviços sustentáveis.
Os consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos e serviços de empresas com práticas ESG. Foto: banco de imagens.

Já uma pesquisa nacional, realizada pela Opinion Box em 2021, trouxe dados para compreender a visão sobre sustentabilidade dos consumidores no Brasil e os resultados concluíram que o consumo sustentável está em ascensão por aqui. Entre os destaques, estão:

  • 46% pesquisam sobre práticas sustentáveis da empresa;
  • 62% preferem pagar mais caro por produtos naturais e com menor impacto ambiental;
  • 62% levam a sustentabilidade em consideração na decisão de compra;
  • 37% já deixaram de consumir produtos ou serviços por não serem sustentáveis; 
  • 82% afirmaram que empresas com práticas sustentáveis têm mais chances de conquistá-los como clientes;
  • 81% concordam que se sentem mais satisfeitos ao comprar produtos sustentáveis.

Carlo Pereira, diretor-executivo do Pacto Global da ONU no Brasil, em citação extraída do estudo “Como está a sua agenda ESG?”, conduzido pelo Pacto Global, Falconi e Stilingue, relata que “Consumidores, e não só mais os jovens, revelam uma forte tendência em investir, consumir ou até mesmo trabalhar em empresas sustentáveis. É a busca pelo propósito, um olhar mais humano e consciente. Todas as partes interessadas estão mais atentas e exigentes em relação a uma maior performance socioambiental e de governança e, ainda, atrelada a melhores resultados financeiros.”

A tendência é que essa preocupação com o consumo mais sustentável se expanda e ganhe força nos próximos anos. Negócios com dedicação genuína à agenda ESG (ambiental, social e de governança), com estratégias, compromissos e resultados consistentes, terão destaque.

Aponte seu negócio na direção certa

As práticas das empresas devem ser condizentes com seu discurso de sustentabilidade, afinal, já sabemos que greenwashing não tem vez e os consumidores estão cada vez mais informados e atentos ao tema. Sendo assim, para conectar sua empresa à uma jornada consistente de práticas ESG, busque ampliar seu repertório em sustentabilidade e invista na construção de uma estratégia clara, com metas alinhadas às demandas socioambientais globais e aos impacto gerados pelo seu negócio.

QUER DAR O PRIMEIRO PASSO NA PAUTA DE SUSTENTABILIDADE E AGENDA ESG MAS AINDA TEM DÚVIDAS? ENTRE EM CONTATO COM A PUPA PELO [email protected]